Todos na Ativa - Adolescentes
50 adolescentes de 13 a 15 anos participam, 3 dias por semana, de atividades culturais e pedagógicas que ajudam a combater a defasagem escolar e promovem o seu protagonismo.
Atividades pedagógicas
Complementação escolar
Os adolescentes participam de aulas semanais de português, inglês e matemática, além de duas outras matérias que eles escolhem de forma coletiva ao inicio do ano: ciências, história, sociologia....
Permitem que os educandos reforcem e ampliem seus conhecimentos, além de ter um suporte em caso de dificuldades na escola.
Prevenção à saude
Essas oficinas oferecem um ambiente seguro para discutir temas tabus, muitas vezes evitados em casa ou na escola, assim como questões mais gerais em torno do bem-estar. O objetivo é de informar os educandos para que possam tomar decisões conscientes sobre sua saúde.
Práticas artísticas e protagonismo juvenil
Audiovisual
Oficinas semanais de audiovisual capacitam os jovens na produção de variados conteúdos, como filmes, podcasts e reportagens. Aqui, eles são os verdadeiros protagonistas, envolvendo-se em todos os estágios do processo criativo: desde a concepção dos roteiros até a filmagem, atuação e produção.
Veja nos conteúdos já realizados no final da página ou aqui.
Música
Oficinas de percussão permetem que os adolescen,tes desenvolvem suas habilidades musicais, expressão criativa, coordenação motora e colaboração em grupo.
Organização de eventos
Com base nessas experiências culturais, os adolescentes são incentivados a organizar diversos tipos de eventos na comunidade: festival de trap, de dança, projeção dos filmes, show de percussão...
O objetivo é promover sua capacidade de serem agentes ativos em suas vidas e na sua comunidade.
Esporte e cidadania cultural
Esporte
As aulas de esporte ocorrem uma vez por semana e oferecem diversas modalidades, como futebol, vôlei, rugby e frisbee,...
Os educandos também têm a oportunidade de atuar como monitores nas atividades esportivas para as crianças, desenvolvendo habilidades de liderança e cooperação.
Passeios culturais
Passeios culturais e recreativos visam não apenas ampliar o referencial sociocultural dos participantes, mas também incentivá-los a se envolverem ativamente em diversas experiências dentro da sua cidade. Essas atividades promovem uma maior circulação e integração na comunidade urbana, em uma cidade marcada por uma forte segragação socioespacial.